segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rússia e EUA selam acordo de compra de helicópteros para o Afeganistão

Um helicóptero Mi-17V5 da Força Aérea do Afeganistão.
O Comando das Forças do Exército dos EUA e a agência exportadora estatal de armas da Rússia, a Rosoboronexport, selaram um contrato para o fornecimento de 21 helicópteros multimissão Mi-17V5 para o Afeganistão, disse nessa sexta-feira um porta-voz do Serviço de Cooperação Técnico-Militar da Federação Russa.


Os Estados Unidos e a Rússia vem negociando essa venda a mais de um ano para oferecer os necessários veículos de transporte para a missão da OTAN no Afeganistão.

O General Abdul Wahab Wardak, Chefe da USAF no Afeganistão, disse anteriormente que o custo unitário dos helicópteros havia ficado em US$ 17,5 milhões.

“Além dos helicópteros, o contrato estipula a aquisição de unidades de reserva, equipamentos de apoio no solo, e apoio em manutenção,” disse o porta-voz.
Os primeiros helicópteros serão enviados para o Afeganistão em outubro de 2011.

O modelo Mi-17 é uma versão de exportação do helicópteros Mi-8 Hip. Atualmente em produção nas duas fábricas na área russa de Volga, na cidade de Kazan, e no Leste da Sibéria, na cidade de Ulan-Ude, apresentando potentes motores turbinados e podendo transportar até 37 passageiros.

Em maio de 2010, os Estados Unidos retiraram as sanções contra a Rosoboronexport que havia sido anteriormente colocada numa lista negra pela alegação dos EUA que a empresa russa havia violado o acordo de não proliferação nuclear imposto em 2006.

Apesar da sanção, dezenas de helicópteros Mi-17s foram adquiridos pelos EUA para o Afeganistão e Iraque nos últimos quatro anos através de intermediários e sendo comprados como itens comerciais, evitando contatos diretos com a Rosoboronexport.

Fonte: RIA Novosti – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: