terça-feira, 3 de maio de 2011

Míssil AASM atinge alvo terrestre se movimentando em alta velocidade

Um caça Rafale armado com mísseis ar-solo AASM. (Foto: GERARD JULIEN/AFP/Getty Images)
Na quinta-feira, dia 21 de abril, a agência francesa de contratos de defesa DGA realizou com sucesso um teste de disparo de demonstração da arma de ar-terra modular AASM contra um alvo terrestre se movimentando em alta velocidade.


O teste foi realizado na área de testes de mísseis da DGA em Biscarosse por um caça Rafale de produção destacado pelo centro de voo de testes da DGA em Cazaux. A AASM foi liberado a partir de um ângulo extremo de 90°, numa distância do alvo superior a 15 km.
O impacto foi em um ângulo muito baixo, contra um alvo em movimento representado por um ponto de laser gerado por um iluminador montado em uma torre no solo, para simular um veículo em movimento numa velocidade de 80 km/h.
Usando seus algoritmos de detecção e travando a trajetória do ponto de laser, além de sua excelente manobrabilidade, a AASM atingiu o seu alvo com uma precisão de um metro.
Este teste demonstra a capacidade de disparar o míssil guiado a laser AASM para oferecer 1 metro de precisão contra alvos em alta velocidade, se movimentando em terra ou no mar.
A versão inercial/GPS/guiada a laser do AASM é equipado com um rastreador a laser semi-ativo, e apresenta algoritmos para rastrear alvos fixos ou móveis em alta velocidade durante a fase final. Vai aumentar a flexibilidade operacional já oferecida pela família AASM, incluindo duas versões que foram qualificados para a operação com o caça Rafale: inercial/GPS e inercial/GPS/infravermelho.
A versão orientada a laser do AASM entrará em produção para a força aérea e marinha francesa a partir do final de 2012.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: