sábado, 21 de maio de 2011

IMAGEM DA SEMANA: Caça F-22 Raptor durante apresentação aérea… na chuva

O caça Lockheed Martin F-22 Raptor, do 94th Fighter Squadron, da Base Aérea de Langley, Virginia, durante apresentação no AirVenture 2006. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Pessoal, tomo a liberdade de postar a imagem acima essa semana para mostrar para vocês um registro feito em 2006 durante a primeira aparição do caça de quinta geração Lockheed F-22A Raptor no AirVenture 2006, realizado anualmente em Oshkosh. No dia que o caça fez sua aparição no evento, o dia estava nublado, e uma leve chuva caia no Aeroporto de Wittman Field. O  Raptor, vindo diretamente de Langley, na Virginia, recebeu combustível durante o voo sobre Oshkosh de uma aeronave KC-135 da Guarda Aérea Nacional de Wisconsin, e em seguida iniciou uma das mais impressionantes apresentações que eu já pude presenciar.

No total foram mais de 50 fotos, algumas tremidas de emoção e por estar chovendo no momento. Mas o que gostaria de deixar aqui registrado, para informar algumas pessoas que aqui seguidamente escrevem, é que o caça F-22, apesar de seus sucessivos problemas também aqui relatados, pode sim voar na chuva, e inclusive efetuar as mesmas manobras que realizaria em dias de céu azul. O legal de fotografar as aeronaves de caça em dias com alta umidade no ar é que forma a condensação sob as asas, conforme pode ser visto na imagem, que está numa resoluçao maior, bastando clicar nela para baixar a foto, a qual foi escolhida em 2007 para estampar um calendário de aviação militar na Argentina. Quem quiser ver mais imagens desse dia, incluindo de outras aeronaves, pode acessar a minha página do PicasaWeb.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: