quarta-feira, 18 de maio de 2011

Força Aérea da Itália recebe oficialmente seus novos Boeing KC-767

Um dos novos Boeing KC-767A da Força Aérea Italiana sobrevoa a Base Aérea de Pratica di Mare, com um caça Eurofighter e um jato AMX em formação. (Foto: Boeing)
A Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare Italiana [AMI]) oficialmente recebeu seus dois novos aviões de reabastecimento aéreo Boeing KC-767 nessa terça-feira, dia 17 de maio, durante uma cerimônia na Base Aérea de Pratica di Mare, próximo a Roma.

Os aviões tanque estavam a muito tempo aguardando para serem entregues – a Itália originalmente selecionou o modelo KC-767A em 2002 como cliente lançadora, com a entrega da primeira de quatro aeronaves planejada para 2005. Baseadas no modelo comercial 767-200ER, os aviões KC-767 são equipados com os dois sistemas de transferência de combustível, a mangueira tipo boom e de cesto com pods nas pontas das asas.
A primeira aeronave da Itália fez seu voo inaugural no dia 21 de maios de 2005, mas a entrega para Força Aérea Italiana foi atrasada devido a problemas encontrados nos pods de REVO nas asas e outras questões técnicas. A capacidade operacional inicial e a entrega das outras duas aeronaves deverá ocorrer no final desse ano, embora exista a chance de ser transferido para o começo de 2012 devido a novos atrasos. Os novos B767 de reabatecimento substituirão os aviões tanques Boeing KC-707A da Força Aérea Italiana, os quais foram retirados de operação em 2008, quando era esperado que os KC-767 entrassem em operação.
De acordo com a Boeing, os KC-767A da AMI são uma versão “combi configurável”, significando que pode ser configurado para transporte de passageiros, carga, ou uma configuração de passageiros e carga.
Além disso, os KC-767A da Força Aérea Italiana podem ser reabastecidos no ar por outro reabastecedor graças as receptáculo localizado na parte de cima, logo atrás da cabine de comando, uma característica que aumenta a já boa capacidade operacional e alcance.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: