Helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk. (Foto: Sikorsky)
A Suécia se comprometeu a comprar 15 novos helicópteros norte americanos Black Hawk para ajudar a aumentar a sua frota no Afeganistão.
As negociações finais estão em andamento e se tudo correr bem a primeira das novas aeronaves podem ser entregues dentro de um ano, de acordo com o ministro da Defesa, Sten Tolgfors.
O plano é para pilotos suecos começarem o treinamento no novo helicóptero nos EUA ainda neste trimestre, em preparação para a chegada dos helicópteros no início do próximo ano. Isso, segundo Tolgfors vai permitir que a Suécia aumente sua presença militar no Afeganistão a partir de 2013.
A frota nova de Black Hawks estará plenamente operacional até 2017
Ao adquirir um sistema comprovado, a Suécia pode reduzir seus custos e receber as aeronaves antes do prazo, disse Tolgfors ao jornal Dagens Nyheter.
Embora o custo final não tenha sido revelado, o governo destinou 4,7 bilhões de coroas suecas (US$ 755 milhões) para os novos helicópteros. O ministro da Defesa acrescentou que este montante inclui também a operação do sistema até 2020, e na formação de pilotos, da tripulação e técnicos.
O governo espera que a compra de Black Hawks forneça uma solução de longo prazo para os problemas de helicópteros da Suécia.
Eles esperam por uma solução melhor do que a última grande aquisição desse tipo, o helicóptero 14 [designação sueca para o NH-90], que era para ser entregue em 2008, mas que agora somente deverá estar totalmente operacional em 2020.
Fonte: The Local – Tradução: Cavok
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário