sexta-feira, 15 de abril de 2011

Japão lança oficialmente sua competição F-X


Pelos EUA competem os caças Boeing F/A-18 Super Hornet e o Lockheed F-35 Lightning II. (Foto: Lockheed Martin)


O caça Eurofighter Typhoon é o representante europeu na competição F-X do Japão.

O Japão oficialmente lançou sua competição F-X para novos caças através do envio de uma requisição para propostas (RfP) para três potenciais competidores.


A Boeing e a Lockheed Martin vão receber por parte do Governo dos EUA a RfP do Japão para seus caças F/A-18E/F Super Hornet e F-35 Lightning II, respectivamente.


Como representante do Reino Unido, o consórcio Eurofighter receberá a requisição do Japão para o caça Typhoon.

Cada competidor deverá receber em breve a cópia da solicitação.

O Japão emitiu a Requisição apenas algumas semanas após o país ter sido atingido pelo terremoto, tsunami e crise nuclear, deixando cerca de 26.000 pessoas mortas e a segurança pública em risco.

Os danos causados pelos desastres naturais incluiram a perda total de um esquadrão de 18 caças Mitsubishi F-2B, com algumas aeronaves sendo totalmente arrastadas pelas águas da tsunami que atingiu a Base Aérea de Matsushima.

Enquanto isso, o Japão deu início a desativação de sua frota de antigos caças McDonnell Douglas F-4 Phantom IIs, os quais devem ser substituídos pelos novos caças adquiridos no programa F-X.

O Japão originalmente expressou interesse em adquirir o caça Lockheed Martin F-22A Raptor, mas o Congresso dos EUA decidiu proibir as exportações do caça de superioridade aérea de quinta geração.

Ao invés disso, o Japão lançou a competição F-X enquanto prepara investimentos para o desenvolvimento do demonstrador stealth ATD-X.

Fonte: Flight Global – Tradução: Cavok





Nenhum comentário: