![]() |
| O Ministério da Defesa da Suíça estuda modernizar os caças F-5, vistos na imagem acima com um F/A-18 Hornet, para que eles possam operar até 2025. |
A decisão do Conselho Federal de adiar indefinidamente a compra de novos aviões de combate para a substituição parcial do F-5 Tiger criou uma lacuna perigosa no domínio da defesa aérea. Intervenções parlamentares poderiam acelerar a aquisição de novas aeronaves.
Independentemente disso, o exército e a força aérea do país devem desenvolver, como parte do planejamento futuro, a base para a tomada de decisões a nível político.
O objetivo é apresentar ao governo uma visão abrangente das missões, os recursos e o compromisso da Força Aérea para os próximos 15 a 20 anos, bem como a correspondente aquisição de armas.
A este respeito, a força aérea deve apresentar até o final de 2011 um estudo mostrando se é viável modernizar e atualizar os atuais caças F-5 Tiger.
Este estudo de viabilidade foi solicitada pelo chefe do Departamento Federal da Defesa, Proteção Civil e Esportes (DDPS), Conselheiro Federal Ueli Maurer. A prioridade é garantir a capacidade operacional da Força Aérea.
As Forças Armadas não podem ter diferenças de desempenho que comprometeria a sua capacidade no desempenho de suas missões aéreas designadas. Atualmente, os caças F-5 só podem operar durante o dia e com boa visibilidade.
Atualizados, os F-5 Tiger podem apoiar e operar em conjunto com a frota da força aérea de 33 caças F/A-18 Hornets na execução das suas tarefas de policiamento aéreo.
Esta modernização ajudaria a preencher as lacunas de capacidade até uma parcial troca dos caças Tiger. Isso não deverá ocorrer antes de 2019, e os novos aviões estariam então disponíveis a partir de 2025.
O mandato do Conselho Federal, emitido no Outono de 2010 e exigindo que o DDPS e o Departamento Federal de Finanças estudem a possibilidade até ao final de 2011, enquanto a possibilidade de financiar a substituição parcial do Tigers permanece inalterado.
Fonte: Ministério da Defesa da Suíça – Tradução: Cavok

Nenhum comentário:
Postar um comentário