sexta-feira, 18 de março de 2011

Caças CF-18 Hornet do Canadá devem seguir para Líbia

Caças CF-18 Hornet das Forças Armadas Canadenses.
O Canadá enviará seis caças CF-18 Hornet para o extremo sul da Europa para ajudar a manter a zona de exclusão aérea sobre a Líbia, disse a agência QMI.

Os caças da Base Aérea de Bagotville, em Quebec, devem partir rumo a Europa o mais rápido possível, aguardando apenas a liberação diplomática.
Um porta-voz do Ministro da Defesa Peter MacKay, no entanto, não forneceu confirmação oficial da missão. “Nós não comentamos sobre especulações e isso é uma história ainda não confirmada,” disse o porta voz Jay Paxton.
Após dias de debate, o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu nessa quinta-feira em “estabelecer a exclusão aérea proibindo todos voo no espaço aéreo sobre a Líbia“.
A missão dos caças canadenses e de outros países envolve a combinação de destruição de alvos da infraestrutura que são importantee para Força Aérea da Líbia, tais como instalações de radar, ou até mesmo a derrubada de jatos da Força Aérea Líbia.
Isso significa que o mandato do conselho da ONU autoriza “qualquer medida necessária” para diminuir as forças líbias que estão atacando civis líbios de ataque das forças leais a líder Moammar Kadhafi.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: