terça-feira, 29 de março de 2011

Aeronaves P-3C Orion da U.S. Navy e A-10 da USAF atacam embarcações líbias

Uma aeronave de ataque A-10C Thunderbolt II da U.S. Air Force.
Uma aeronave de patrulha marítima P-3C Orion da U.S. Navy, uma aeronave de ataque A-10 Thunderbolt II da U.S. Air Force, e o destróier USS Barry (DDG-52), atacaram a embarcação Vittoria da Guarda Costeira da Líbia e duas pequenas embarcações nessa segunda-feira, dia 28 de março.

As embarcações foram atacadas após relatos confirmados que a Vittoria e as duas pequenas embarcações estavam disparando indiscrimadamente contra navios mercantes no porto de Misrata, Líbia.
A aeronave P-3C Orion disparou no Vittoria com mísseis AGM-65F Maverick, deixando a embarcação depatrulha de 12 metros totalmente inoperante e forçando ela a ficar encalhada após múltiplas explosões serem observadas na vizinhança do porto.
As duas pequenas embarcações líbias foram atacadas pela aeronave de ataque A-10 que utilizou o canhão de 30mm GAU-8/ Avenger, destruindo uma e forçando a outra a ser abandonada.
O destróier Barry ofereceu avaliação situacional para as aeronaves gerenciando o espaço aéreo e mantendo uma imagem marítima do local.
As duas aeronaves militares e a embarcação de guerra dos EUA estão atualmente apoiando a Força Tarefa Conjunta da Operação Odisseia do Amanhecer.

Fonte: Joint Task Force Odyssey Dawn Public Affairs

Nota do Editor: A aeronave A-10C envolvida na operação acima faz parte do 81º Esquadrão de Caça, da 52ª Ala de Caça (USAFE), da Base Aérea de Spangdahlem.

Nenhum comentário: