terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

IDEX: Emirados Árabes Unidos vão converter 23 Black Hawks em modelos gunships

Por Fernando Valduga

A Sikorsky fará a modificação de 23 helicópteros Black Hawk dos Emirados Árabes Unidos em plataformas gunships. (Foto: Sikosrky)

Os Emirados Árabes Unidos estão preparados para transformar 23 de seus helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawks em aeronaves gunships, num negócio efetuado com a fabricante norte americana avaliado em aproximadamente US$ 272 milhões, através da aquisição de kits de armamentos, conforme divulgado pelo país durante a IDEXque está sendo realizada em Abu Dhabi.

Além disso, o país está fechando um segundo negócio com a Sikorsky, dessa vez relativo ao programa de treinamento de pilotos e técnicos nos helicópteros Black Hawk, avaliado em US$ 17,6 milhões. O esquema para tranformar os UH-60M numa máquina de assalto aéreo oferece ao fabricante dos EUA um cliente lançador do pacote de armamento Battle Hawk que vem sendo trabalhado já a algum tempo.
Informações anmteriormente divulgadas pela companhia mostra que o pacote de armamentos oferecerá aos helicópteros a capacidade de disparar foguetes, metralhadoras de calibre pesado e mísseis de quatro pontos fixos nas asas.
Grande parte do trabalho será realizado pela AMMROC, o centro de reparo, revisão e manutenção preparado no ano passado através de uma parceria entre a Sikorsky e uma companhia local, a Abu Dhabi Aircraft Technologies.
Com adicionais trabalhos de desenvolvimento ainda necessários no pacote de armamentos, fontes dizem que provavelmente o primeiro helicóptero modificado deverá ser entregue para os Emirados por volta de 2014. O acordo poderá ser ampliado posteriormente para atender adicionais helicópteros com os kits de armamentos.
Fonte: DefenseNews – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Nenhum comentário: