![]() |
Mais helicópteros Mi-17 estão sendo negociados para o Afeganistão. (Foto: Alexey Kudenko / RIA Novosti) |
As negociações sobre a entrega de helicópteros russos para o Afeganistão serão realizadas este mês em Washington, informou um Ministro de Relações Exteriores da Rússia nessa sexta-feira.
Um grupo de especialistas, incluindo representantes do Ministério de Relações Exteriores e da agência de exportação de armas Rosoboronexport se encontrarão com membros dos EUA, disse Zamir Kabulov, do departamento asiático do ministério.
A Rússia informou que está preparada para fornecer 21 helicópteros multifunção Mi-17 através de um contrato da OTAN ou como parte de uma competição aberta pelos EUA para o fornecimento dos helicópteros para os militares do Afeganistão.
O contrato está estimado em US$ 400 milhões, incluindo peças sobressalentes.
O Mi-171 é uma versão de exportação do helicóptero Mi-8 Hip, que atualmente está em produção em duas fábrucas na área Volga da cidade de Kazan, e na Sibéria Oriental, na cidade de Ulan-Ude.
Em maio, os Estados Unidos retiraram as sanções contra a Rosoboronexport. As sanções haviam sido impostas em 2006 após o governo dos EUA acusarem a Rosoboronexport de violar o acorde de não proliferação nuclear.
Apesar do bloqueio, dezemnas de helicópteros Mi-17s foram adquiridos pelos Estados Unidos para o Afeganistão e Iraque nos últimos quatro anos via intermediários que compraram os exemplares como aeronaves comerciais, com isso evitando contatos diretos com a Rosoboronexport.
Fonte: RIA Novosti – Tradução: Cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário