Uma aeronave KC-135 da U.S. Air Force durante a realização da Cruzex V em Natal. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
O sistema Guardian inclui o sistema de ajuda defensiva de contramedidas por infravermelho AN/AAQ-24(V) numa configuração baseada num pod.
O AN/AAQ-24 atualmente está conectado em cerca de 500 plataformas aéreas de asas fixas e de helicópteros dos militares dos EUA, chefes de estado e países aliados.
O Guardian é uma avançado sistema de proteção contra mísseis guiados a laser, o qual é projetado para proteger as aeronave, tripulantes e passageiros de sistemas manuais de defesa aérea portáteis (MANPADS).
O sistema inclui um rastreador/apontador laser multibanda e um sensor de alerta de mísseis ultravioleta.
O sistema é instalado na parte de baixo das aeronaves.
O vice-presidente da divisão Northrop Grumman Land and Self Protection Systems Carl Smith disse que o sistema Guardian foi desenvolvido para proteger aeronaves importantes tais como o KC-135.
O pod pode facilmente ser transferido de uma aeronave para outra em cerca de 30 minutos, tornando a proteção IRCM uma opção adequada para a missão, com menos sistemas exigidos para a proteção da frota.
“A primeira fase de avaliação servirá para determinar a adequação do pod nas aeronaves durante a execução das missões,” disse Smith.
Atualmente existem mais de 400 aviões tanques KC-135 em operação como plataformas de reabastecimento aéreo. O trabalho de modificação nas aeronaves para acomodar o sistema Guardian já foi iniciado no dia 11 de novembro de 2010 na Forbes Field, em Topeka, Kansas. Os testes no solo começaram no dia 12 de janeiro de 2011, com o primeiro voo de testes realizado no dia 19 de janeiro de 2011. A Avaliação Operacional está prevista para terminar na metade de março desse ano.
Fonte:Cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário