O comandante da Força Aérea da Rússia, Cel. Gen. Alexander Zelin, declarou ontem que o país receberá os primeiros caças multifuncionais de 5ª geração, o PAK-FA, entre 2015 e 2016, num ambicioso projeto que envolverá a compra de mais de 60 exemplares.
O projeto já custou aos cofres públicos mais de US$ 1 bilhão e a mesma quantia será necessária concluir todos os estágios de desenvolvimento, entretanto, a frota poderá ser mantida em plena operação por até 35 anos, contando com os programas de modernização ao longo de sua carreira operacional.
Em meados de junho passado, o primeiro ministro Vladimir Putin assistiu ao 16º voo de testes do primeiro protótipo do caça, que realizou o voo inaugural em 29 de janeiro deste ano.
Segundo o ministro da defesa, Vladimir Popovkin, a compra do primeiro lote, que será de seis a 10 aeronaves, será feita em 2012. Popovkin disse ainda que o PAK-FA será superior ao F-22 Raptor e ao F-35 Lightning II, com custo de aquisição três vezes mais baixo em relação aos seus rivais.
Fonte: Revista Asas
Nenhum comentário:
Postar um comentário