terça-feira, 13 de julho de 2010

Debuta o UCAV britânico "Taranis"

Um protótipo do futuro avião de combate não-tripulado britânico,o "Taranis", foi apresentado pelo Ministério da Defesa britânico pela primeira vez ontem, 12 de Julho. Batizado com o nome do deus celta do trovão, o conceito apresentado irá testar a possibilidade de desenvolver o primeiro UCAV furtivo, com capacidade de atacar alvos a longa distância, mesmo em outro continente.

Se tais sistemas entrarem em serviço, eles vão estar sempre sob o controle de equipes altamente treinadas.

Falando na cerimónia de inauguração na BAE Systems em Warton, Lancashire, o Ministro Gerald Howarth disse: "Taranis é um projeto verdadeiramente pioneiro. O primeiro de seu tipo no Reino Unido, que reflete o melhor do design avançado da nossa nação e da tecnologia e competências, é um programa de liderança no cenário mundial. "

Representando o apogeu do Reino Unido de engenharia e design aeronáutico, o Taranis é uma parceria informal do Ministério da Defesa do Reino Unido e os talentos da indústria, incluindo a BAE Systems, a Rolls Royce, QinetiQ e GE Aviation.

Falando em nome da equipe do setor, Nigel Whitehead, diretor-gerente da BAE Systems e programas de apoio às empresas, disse: "O Taranis tem três anos e meio em pesquisa e é um produto de mais de um milhão de horas-homem. Ele representa um avanço significativo na capacidade deste país. Essa tecnologia é fundamental para manter uma base industrial forte e manter a posição de líder do Reino Unido como um centro de excelência em engenharia e inovação. "

O protótipo Taranis proporcionará ao Ministério da Defesa do Reino Unido o conhecimento crítico sobre os desafios técnicos e de produção e da capacidade potencial de concepção de UCAVs.

Nenhum comentário: