sexta-feira, 5 de março de 2010

F-35C «Lighting-II»

Caça de superioridade aérea (Lockeed Martin)
 
Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 15.48 M
Envergadura: 13.11 M
Altura: 4.6
1 x motores Pratt & Whitney F135+
Potência total: 40000 Kgf
Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 13888 Kg
Peso máximo/descolagem: 0 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação / passageiros: 1
Velocidade Maxima: 1900 Km/h
Máxima(nível do mar): 1200 Km/h
De cruzeiro: 800 Km/h
Autonomia standard /carregado : 0 Km
Autonomia máxima / leve 0 Km.
Altitude máxima: 18288 Metros 
 
A versão «C» do caça furtivo Lighting-II difere das restantes por ser adequada à utilização a partir de porta-aviões convencionais.
Trata-se de uma aeronave relativamente convencional na medida em que não é uma aeronave STOVL, embora em teoria também possa ser utilizado em navios equipados com uma rampa Ski-Jump.

O maior cliente desta aeronave será a marinha dos Estados Unidos, que deverá utilizar o F-35 como a sua principal aeronave embarcada.

O F-35C, ao contrário das duas outras versões, tem maiores dimensões, mas pode dobrar as suas asas, permitindo a sua acomodação em porta-aviões.

Dúvidas dentro da marinha dos Estados Unidos
Enquanto a versão «A» será utilizada pela Força Aérea, tanto a versão «B» como a versão «C» serão utilizadas pela marinha.
A versão «B» deverá ser utilizada pelos fuzileiros navais, e a versão «C» pelos porta-aviões da marinha.

Os fuzileiros navais norte-americanos pretendem um tipo de aeronave que possa ser utilizado operacionalmente a partir dos grandes navios de desembarque do tipo LHD da marinha dos Estados Unidos, que não tê catapultas e por isso não podem operar a versão «C».


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