Caça
de superioridade aérea (SAAB)
Dimensões:
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Motores/ Potência
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Comprimento:
Envergadura: Altura: 4.5 |
1 x motores General Electric/Volvo F404/RM12
Potência total: 8100 Kgf |
Peso / Cap. carga
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Velocidade / Autonomia
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Peso vazio:
Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 7 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1/2 |
Velocidade Maxima:
Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: |
Introduzida em 2002 a versão C do Grippen,
é mais sofisticada que a versão A e destina-se especialmente a cumprir com as
exigências de um caça NATO. As principais diferenças prendem-se com a
capacidade de utilizar armamento inteligente.
Entre as vantagens do Gripen com electrónica renovada, está a que lhe é conferida pela pequena dimensão da aeronave. Embora não se trate de um avião «Stealth» o Gripen está entre os melhor classificados quando comparado com outras aeronaves em termos de RCS (Radar Cross Section).
Embora melhorado em termos de electrónica, por causa da dimensão o Gripen não tem espaço para um radar com uma antena maior, pelo que a sua capacidade para detectar aeronaves hostis, pode ser condicionada por isto.
Desenvolvimentos futuros, deverão no entanto permitir a integração em versões futuras do Gripen, de um radar do tipo AESA.
Entre as vantagens do Gripen com electrónica renovada, está a que lhe é conferida pela pequena dimensão da aeronave. Embora não se trate de um avião «Stealth» o Gripen está entre os melhor classificados quando comparado com outras aeronaves em termos de RCS (Radar Cross Section).
Embora melhorado em termos de electrónica, por causa da dimensão o Gripen não tem espaço para um radar com uma antena maior, pelo que a sua capacidade para detectar aeronaves hostis, pode ser condicionada por isto.
Desenvolvimentos futuros, deverão no entanto permitir a integração em versões futuras do Gripen, de um radar do tipo AESA.
Informação genérica:
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A familia Gripen de aeronaves de utilização
múltipla destinou-se a substituir os já ultrapassado J-35 Drakken e J-37
Viggen ao serviço na força aérea da Suécia.
O Saab JAS-39 existe em duas versões. As versões «A» (monolugar) e «B» bilugar são as mais antigas. As versões «C» (monolugar) e «D» (bilugar) são mais recentes e colocadas ao serviço já depois do ano 2000, tendo como alvo primncipal a exportação, com características e funções que permitem a sua utilização como caças compativeis com as exigências da NATO. Em 2007 foi anunciado um programa de extensão de vida do Gripen, destinado a garantir o futuro da aeronave até 2040. Esse Gripen de terceira geração, contará com um novo motor e com um novo radar AESA. Ele também terá maior alcance, maior capacidade para transportar carga e um novo trem de aterragem. A aeronave continuará sendo modernizada no que respeita à electrónica embarcada. |
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