sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

JAS-39C/D «Gripen»


Caça de superioridade aérea (SAAB)


Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 14.8 M
Envergadura: 8.4 M
Altura: 4.5

1 x motores General Electric/Volvo F404/RM12
Potência total: 8100 Kgf

Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 6622 Kg
Peso máximo/descolagem: 12500 Kg
Numero de suportes p/ armas: 7
Capacidade de carga/armamento: 5000 Kg
Tripulação / passageiros: 1/2

Velocidade Maxima: 2126 Km/h
Máxima(nível do mar): 1220 Km/h
De cruzeiro: 1050 Km/h
Autonomia standard /carregado : 0 Km
Autonomia máxima / leve 0 Km.
Altitude máxima: 15000 Metros



Introduzida em 2002 a versão C do Grippen, é mais sofisticada que a versão A e destina-se especialmente a cumprir com as exigências de um caça NATO. As principais diferenças prendem-se com a capacidade de utilizar armamento inteligente.

Entre as vantagens do Gripen com electrónica renovada, está a que lhe é conferida pela pequena dimensão da aeronave. Embora não se trate de um avião «Stealth» o Gripen está entre os melhor classificados quando comparado com outras aeronaves em termos de RCS (Radar Cross Section).

Embora melhorado em termos de electrónica, por causa da dimensão o Gripen não tem espaço para um radar com uma antena maior, pelo que a sua capacidade para detectar aeronaves hostis, pode ser condicionada por isto.

Desenvolvimentos futuros, deverão no entanto permitir a integração em versões futuras do Gripen, de um radar do tipo AESA.

Informação genérica:
A familia Gripen de aeronaves de utilização múltipla destinou-se a substituir os já ultrapassado J-35 Drakken e J-37 Viggen ao serviço na força aérea da Suécia.

O Saab JAS-39 existe em duas versões.

As versões «A» (monolugar) e «B» bilugar são as mais antigas.

As versões «C» (monolugar) e «D» (bilugar) são mais recentes e colocadas ao serviço já depois do ano 2000, tendo como alvo primncipal a exportação, com características e funções que permitem a sua utilização como caças compativeis com as exigências da NATO.

Em 2007 foi anunciado um programa de extensão de vida do Gripen, destinado a garantir o futuro da aeronave até 2040.

Esse Gripen de terceira geração, contará com um novo motor e com um novo radar AESA. Ele também terá maior alcance, maior capacidade para transportar carga e um novo trem de aterragem. A aeronave continuará sendo modernizada no que respeita à electrónica embarcada.


Nenhum comentário: