sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Bombardeiro ultra stealth"


  O grande segredo da Northrop Grumman: seria esta a próxima geração de bombardeiros da USAF ?
O orçamento de defesa da Força Aérea americana (USAF) para 2008 não previa recursos para o desenvolvimento de uma nova geração de bombardeiros (NGB - Next Generation Bomber), porém o balanço do 1º trimestre do conglomerado Northrop Grumman para aquele ano indicava que o grupo havia sido contemplado com um contrato de US$ 2 bilhões para trabalhar em novos "programas restritos" na área de sistemas integrados de sua divisão aeronáutica. Estaria a Northrop construindo um protótipo de um bombardeiro secreto? Isto certamente confirma que a empresa possui um contrato, altamente classificado pelo Pentágono, para desenvolver um demonstrador do NGB para a Força Aérea. Os gigantes Boeing e Lockheed Martin revelaram que estão trabalhando em conjunto em novo bombardeiro, combinando a longa experiência da primeira com este tipo de aeronave e o amplo conhecimento em tecnologia stealth da segunda, num esforço para vencer a rival, que lidera até o momento a corrida pelo próximo grande programa de uma aeronave de combate dos Estados Unidos. O protótipo do NGB será baseado no desenho e na tecnologia aplicada no desenvolvimento do veículo aéreo não tripulado de combate (sistema demonstrador) X-47B para a Marinha, o que diminuiria o tempo necessário para torná-lo operacional, atendendo os requisitos da USAF que definiu um programa em três estágios para o seu NGB: fase1 - manter efetiva a atual força de bombardeiros, com as modernizações necessárias, até 2018; fase 2 - incorporação de um novo bombardeiro a partir de 2018; e fase 3 - desenvolver o conceito de aeronaves hipersônicas de grande altitude. O X-47B é bem mais avançado, em termos aerodinâmicos, do que possa parecer e com verdadeiras qualidades de baixa visibilidade. A aeronave é a primeira que combina uma configuração de asa voadora (sem derivas), com os novos materiais compostos e que permitem maior furtividade, inclusive contra radares de baixa frequência na banda VHF, porque suas formas produzem uma assinatura radar (RCS - Radar Cross Section) tão pequena que iludem a varredura do equipamento



As poucas informações que se pode obter sobre o NGB, indicam que ele terá um alcance de cerca de 3.200 km, com uma carga bélica variando de 6.350 a 12.700 kg, com provavelmente metade do tamanho do bombardeiro stealth B-2 Spirit, também fabricado pela Northrop. Ao defender o desenho de uma asa voadora para o NGB a empresa busca manter um ponto chave na perfomance do X-47B, ou seja, a capacidade de manter um fluxo laminar de ar constante sobre a sua superfície. Fazer isto com uma aeronave com asas tão extensas tem sido um desafio para os engenheiros, mas a alta precisão na manufatura de suas peças conjugada com a utilização de técnicas avançadas sobre a dinâmica dos fluídos podem ajudar a resolver o problema. Não menos importante são os controles de vôo da aeronave, os quais combinam superfícies inseridas acima e abaixo da fuselagem com superfícies curvas sobre as asas. Estas novas formas parecem prover melhores respostas aos controles do NGB, com superfícies menores e mais leves do que foram necessárias para o B-2 Spirit. Uma vantagem da asa voadora com o desenho de uma pipa invertida é que seu centerline é mais longo, permitindo um espaço maior para compartimentos de bombas, tornando-o capaz de levar um mix de armamentos para diferentes alvos, com maior flexibilidade para executar as missões, e a instalação de motores com baixa assinatura infravermelha. Pesando o mesmo que um Boeing 737, o protótipo do NGB deverá ter o tamanho suficiente para acomodar duas turbinas Pratt & Whitney da família F119/F135, sem pós combustores, com a mesma tecnologia das entradas de ar e tubeiras desenvolvida pela P&W para o X-47B. Dentro do Pentágono ainda existe alguma resistência quanto ao prosseguimento do programa do NGB, devido aos seus elevados custos de desenvolvimento e operação, considerando-se um período de orçamentos militares apertados nos próximos anos, mas acredita-se que esta aeronave seja um dos projetos contemplados com os "black funds" (fundos secretos) do orçamento de defesa americano 



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